Confira como foi o I Manejar

Com o objetivo de fomentar a produção florestal madeireira e não-madeireira de produtores rurais do interior do Amazonas, foi realizada a primeira edição do “Seminário de Produção Florestal Familiar e Comunitária do Amazonas”, em 2018.
O evento faz parte do projeto Cidades Florestais, desenvolvido pelo Idesam com apoio do Fundo Amazônia/BNDES. Aconteceu entre os dias 26 e 28 de novembro, no Bosque da Ciência, em Manaus, com a realização de minicursos, rodada de negócios, palestras e trabalhos acadêmicos. Estes trabalhos foram apresentados na Sala dos Saberes, momento em que produtores rurais familiares entraram em contato com análises sobre cadeias produtivas florestais do Amazonas.
Ao todo, foram seis pesquisas que abordaram diversos segmentos da produção florestal no Amazonas e, por meio da Sala dos Saberes, estabeleceram diálogo com as famílias rurais que são diretamente beneficiadas com o conhecimento apresentado.
Em linhas gerais, os trabalhos acadêmicos demonstram informações para nortear a comercialização de produtos regionais (como os frutos de tucumã e da castanha-da-Amazônia), além de orientar a certificação florestal e a formulação de Políticas Públicas voltadas para o Manejo Florestal.
O intercâmbio que a Sala dos Saberes proporcionou entre profissionais florestais e famílias rurais foi uma experiência importante para a troca de conhecimento na temática florestal, no intuito de buscar avanços técnicos e em políticas públicas.

Carrinho de compras
Rolar para cima